O júri decidiu, por unanimidade, atribuir o prémio a Kotone Utsunomiya (Japão), pela sua originalidade visual e textual. Nesta candidatura, Kotone demonstra pleno domínio na criação de uma sequência de imagens que, pontualmente auxiliadas pelo texto, nos dão a possibilidade de viajar com prazer e curiosidade pelas páginas do livro, revelando capacidade de contar histórias de forma clara e consistente, e um forte sentido de humor que brilha em cada página.

"O projeto, trabalhado a canetas de feltro, revela o domínio técnico da autora, que nos deslumbra com ilustrações frescas e bem-humoradas."
Bernardo P. Carvalho, Piotr Karski e Paula Estorninho (elementos do Júri da 6.ª edição)
Nascida em Tóquio, no Japão. Licenciada pela Universidade de Arte de Tama, no departamento de Têxteis. Mudou-se para a Chéquia (República Checa) para estudar na Academia de Artes, Arquitetura e Design de Praga, no estúdio de Ilustração e Design Gráfico, durante três anos, tendo-se formado em 2021. O seu livro de imagens de trabalho de diploma, INFINITY, foi nomeado O Livro Checo Mais Bonito do Ano de 2021 . Atualmente, trabalha como autora de livros de imagens, com base em Estocolmo e Tóquio.
"Um Cavalo Dentro de Casa", de Henrique Coser Moreira (Brasil) e "Conheço um lugar", de Ana Casimiro (Portugal).
Ver também: