Perguntas frequentes

ParticipaçãoNatureza dos trabalhosPós-envio e seleçãoConceitosContacto

Participação

Quem pode concorrer?

Podem concorrer autores adultos (maiores de 18 anos), de todas as nacionalidades, com ou sem trabalho publicado, ficando excluídos funcionários das entidades organizadoras. Os participantes podem concorrer com o número de trabalhos que desejarem. Os trabalhos podem ser apresentados por um ou vários autores, individualmente ou formando equipas. No entanto, cada texto só pode ser proposto uma vez a concurso. Ou seja, não é possível enviar dois ou mais projetos com o mesmo texto, ainda que com diferentes propostas de ilustração.

Quantos trabalhos posso enviar a concurso?

Os participantes podem concorrer com o número de trabalhos que desejarem. No entanto, cada texto só pode ser enviado uma vez a concurso.

Quantas páginas serão permitidas sem contar com as guardas do livro?

O projeto não pode exceder as 40 páginas, incluindo guardas* (facultativas), página de rosto e página da ficha técnica. Logo, excluindo estas páginas (guardas, folha de rosto e ficha técnica) o projeto deve conter, no máximo 32 páginas ou 16 duplas páginas.

Em que línguas posso enviar o meu trabalho? O português “do Brasil” é aceite?

As obras devem ser apresentadas em português, inglês ou castelhano.
São aceites projetos em Português “do Brasil”.

A maqueta pode incluir os nomes ou uma síntese biográfica dos concorrentes ou deve incluir apenas os seus pseudónimos?

Os trabalhos são anónimos pelo que a maqueta não pode incluir uma síntese biográfica nem os nomes dos concorrentes, apenas os pseudónimos dos concorrentes. Os dados pessoais que identificam os concorrentes devem ser incluídos num envelope à parte, conforme indicam as normas de participação.

Natureza dos trabalhos

Com que projetos posso concorrer?

Ao Prémio podem concorrer projetos para álbuns ilustrados que apresentem um conceito e/ou uma narrativa originais.
As obras propostas a concurso podem não se dirigir exclusivamente a um público infanto-juvenil, mas devem ter a preocupação de não excluir este público como seu destinatário. Serão valorizadas as propostas que, pela sua abordagem e riqueza, possam ser lidas tanto por crianças como por adultos.
As obras a concurso devem ser inéditas e não podem estar a concorrer em simultâneo a outros Prémios de Edição que possam resultar na produção e publicação de um livro. No entanto, as obras propostas podem ter ganho prémios ou menções noutros concursos, desde que estes prémios não inviabilizem a edição do livro.

Um texto e/ou respetivas ilustrações que já foram expostos, mas nunca publicados, poderão ser submetidos a apreciação?

Se os trabalhos nunca foram publicados podem ser submetidos a concurso.

É obrigatório que o meu projeto tenha texto?

O texto não é obrigatório, mas a ilustração sim.

Posso fazer o meu projeto em qualquer formato?

As dimensões, técnicas e formatos ficam ao critério dos autores. Contudo, dar-se-á prioridade a projetos que na sua produção futura não exijam o recurso a técnicas de produção mais complexas (como pop up’s, livros com cortes ou dobragens). O projeto não pode exceder as 40 páginas, incluindo guardas* (facultativas), página de rosto e página da ficha técnica.

O que deve conter a minha maqueta?

A maqueta deve conter um esboço completo de todo o projeto. As ilustrações não terão que estar todas finalizadas, mas devem estar esboçadas. Esta maqueta deverá incluir todo o texto paginado e no mínimo três duplas páginas com a ilustração finalizada.

Posso enviar um projeto que esteja a concorrer a um outro prémio ou concurso ou que já tenha sido selecionado no âmbito de uma outra iniciativa deste género?

As obras a concurso devem ser inéditas e não podem estar a concorrer em simultâneo a outros Prémios de Edição que possam resultar na produção e publicação de um livro. No entanto, as obras propostas podem ter ganho prémios ou menções noutros concursos, desde que estes prémios não inviabilizem a edição do livro.

Pós-envio e seleção

É possível recorrer da decisão do júri?

Não. Não haverá recurso da decisão do júri.

O que ganha o vencedor?

Será atribuído um prémio monetário único no valor de 4000 €, sendo que, deste total, 1500 € correspondem ao adiantamento de direitos de autor relativos à publicação da primeira edição da obra em Portugal pela Editora Planeta Tangerina, que assinará com o/s autor/es premiado/s o/s contrato/s de edição necessário/s. Assim, do prémio faz parte a publicação do livro em língua portuguesa por esta mesma editora, podendo a sua venda ser negociada para outras línguas e territórios.

O meu projeto será publicado tal e qual como foi entregue?

É provável que não. O projeto será ainda trabalhado pelo/s autor/es em conjunto com a editora, no sentido de serem feitas as alterações consideradas necessárias à sua publicação.

Os promotores do concurso podem reproduzir o meu trabalho?

Os participantes autorizam a reprodução das suas obras para efeitos de divulgação do concurso.

Se vencer o prémio assinarei um contrato de edição com a editora Planeta Tangerina?

Sim. Este contrato irá reger a primeira edição do livro e eventuais edições que se sucedam (em português ou noutras línguas).

Conceitos

O que se entende por “álbum ilustrado”?

Por álbuns ilustrados entende-se trabalhos com imagens e texto ou apenas imagens. Isto significa que não serão admitidas propostas que apenas contenham texto, mas que serão considerados válidos projetos de álbuns sem recurso a texto escrito (os chamados silent books).

O que são as guardas do livro? O que é uma dupla página? Uma folha de rosto? A ficha técnica?

Por “guardas” entende-se as páginas iniciais e as finais de um livro que geralmente apenas contêm elementos visuais e que não constituem o núcleo central do livro.
Por “dupla página” entende-se o conjunto constituído pela página da direita + página da esquerda quando o livro se encontra aberto. As páginas podem ser trabalhadas individualmente ou como um todo.
“Folha de rosto” é a página de abertura do livro onde, por norma, se voltam a colocar os elementos de identificação da obra que também constam na capa, como o título e os nomes dos autores e tradutores (e outras informações às quais os autores e editores queiram dar destaque).
“Ficha técnica” é o nome dado ao conjunto de informações que permitem identificar uma obra: título, ano de edição, autores, revisor de texto, nome da gráfica, número da edição ou reimpressão. Não é obrigatório que os projetos apresentados tenham uma ficha técnica. Se o desejarem, os autores poderão indicar a sua localização no projeto.

Contacto

Como posso contactar a organização?

Todos os pedidos de informação devem ser enviados para albumilustrado@cm-serpa.pt.

Antes de enviar a sua mensagem, certifique-se de que a resposta não se encontra nesta lista de perguntas ou nas normas de participação.

Não encontras o que procuras?